Publicado em: 4 de julho de 2024
Em um estudo divulgado recentemente pela empresa de consultoria PwC, 98% dos investidores brasileiros que participaram da pesquisa afirmaram desconfiar da veracidade de dados presentes em relatórios corporativos sobre ações sustentáveis.
Sabe o que isso significa? Que mesmo com uma crescente tendência em aderir a práticas ESG no mercado empresarial, muitos negócios têm falhado em apresentar dados consistentes, objetivos e transparentes.
E ao mesmo tempo, a divulgação de dados falsos em relação à sustentabilidade, também chamado de greenwashing (lavagem verde, em tradução), vem ganhando repercussões cada vez maiores, gerando um impacto muito negativo na credibilidade das empresas.
Práticas como essas não afetam a reputação de uma empresa apenas com os investidores, mas também com o público consumidor, que nos últimos anos tem demonstrado uma forte preferência por marcas comprometidas com a sustentabilidade.
Mas afinal, como ser uma empresa realmente sustentável?
O primeiro passo para que um negócio possa evitar ser reconhecido como um “falso ESG”, é se comprometer com a seriedade e a transparência que o assunto requer e, a partir de então, começar a definir ações alinhadas com o seu real propósito. Veja por onde começar:
#1 É preciso ter prioridades
Sua empresa não vai salvar o mundo sozinha, mas com o foco certo em um tema específico, ela pode ajudar a fazer uma grande diferença. Por isso, tenha sempre em mente quais são as suas prioridades, e foque em atuar positivamente nos temas mais relevantes para o seu negócio.
#2 Não esconda os indicadores que não são tão bons
Por melhores que sejam as intenções do seu negócio, é comum que nem todos os resultados sejam tão positivos quanto o esperado. O importante aqui é não esconder esses indicadores para tentar passar uma falsa sensação de que está tudo perfeito, mas sim focar no progresso e nos resultados que podem ser alcançados a longo prazo.
#3 Tenha estratégias bem definidas
Para alcançar os resultados esperados, é necessário definir muito bem quais ações precisam ser realizadas, quais impactos positivos para o bem comum poderão ser observados, quais metas devem ser alcançadas, e quais métricas serão utilizadas para mensurar o sucesso dessas ações, inclusive, para mudar a rota caso seja necessário.
E se você quer saber mais sobre como aliar o empreendedorismo à sustentabilidade, clique aqui. Em nosso blog, você encontra diversos conteúdos acerca desse e outros temas de grande relevância para o mundo corporativo!
Um dia para conhecer a estrutura do grupo coonecta e seu ecossistema, além de um espaço para conversar sobre empreendedorismo e negócios com os diretores do grupo e tirar suas dúvidas.
Comunidade do coonecta, com a participação de sócios e heads de empresas que se reúnem com frequência para compartilhar insights, promover networking e fazer seus negócios crescerem exponencialmente.
Eventos imersivos que reúnem empreendedores do ecossistema para viverem experiências exclusivas desenhadas sob-medida para cada perfil.
Especialistas compartilham seu conhecimento e ideias com o público, trazendo conteúdos relevantes, focados no empreendedorismo, inovação e desenvolvimento profissional.