wp-pagenavi
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/vhosts/grupocoonecta.com.br/httpdocs/wp-includes/functions.php on line 6114really-simple-ssl
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/vhosts/grupocoonecta.com.br/httpdocs/wp-includes/functions.php on line 6114Publicado em: 4 de julho de 2024
Em um estudo divulgado recentemente pela empresa de consultoria PwC, 98% dos investidores brasileiros que participaram da pesquisa afirmaram desconfiar da veracidade de dados presentes em relatórios corporativos sobre ações sustentáveis.
Sabe o que isso significa? Que mesmo com uma crescente tendência em aderir a práticas ESG no mercado empresarial, muitos negócios têm falhado em apresentar dados consistentes, objetivos e transparentes.
E ao mesmo tempo, a divulgação de dados falsos em relação à sustentabilidade, também chamado de greenwashing (lavagem verde, em tradução), vem ganhando repercussões cada vez maiores, gerando um impacto muito negativo na credibilidade das empresas.
Práticas como essas não afetam a reputação de uma empresa apenas com os investidores, mas também com o público consumidor, que nos últimos anos tem demonstrado uma forte preferência por marcas comprometidas com a sustentabilidade.
Mas afinal, como ser uma empresa realmente sustentável?
O primeiro passo para que um negócio possa evitar ser reconhecido como um “falso ESG”, é se comprometer com a seriedade e a transparência que o assunto requer e, a partir de então, começar a definir ações alinhadas com o seu real propósito. Veja por onde começar:
#1 É preciso ter prioridades
Sua empresa não vai salvar o mundo sozinha, mas com o foco certo em um tema específico, ela pode ajudar a fazer uma grande diferença. Por isso, tenha sempre em mente quais são as suas prioridades, e foque em atuar positivamente nos temas mais relevantes para o seu negócio.
#2 Não esconda os indicadores que não são tão bons
Por melhores que sejam as intenções do seu negócio, é comum que nem todos os resultados sejam tão positivos quanto o esperado. O importante aqui é não esconder esses indicadores para tentar passar uma falsa sensação de que está tudo perfeito, mas sim focar no progresso e nos resultados que podem ser alcançados a longo prazo.
#3 Tenha estratégias bem definidas
Para alcançar os resultados esperados, é necessário definir muito bem quais ações precisam ser realizadas, quais impactos positivos para o bem comum poderão ser observados, quais metas devem ser alcançadas, e quais métricas serão utilizadas para mensurar o sucesso dessas ações, inclusive, para mudar a rota caso seja necessário.
E se você quer saber mais sobre como aliar o empreendedorismo à sustentabilidade, clique aqui. Em nosso blog, você encontra diversos conteúdos acerca desse e outros temas de grande relevância para o mundo corporativo!
Um dia para conhecer a estrutura do grupo coonecta e seu ecossistema, além de um espaço para conversar sobre empreendedorismo e negócios com os diretores do grupo e tirar suas dúvidas.
Comunidade do coonecta, com a participação de sócios e heads de empresas que se reúnem com frequência para compartilhar insights, promover networking e fazer seus negócios crescerem exponencialmente.
Eventos imersivos que reúnem empreendedores do ecossistema para viverem experiências exclusivas desenhadas sob-medida para cada perfil.
Especialistas compartilham seu conhecimento e ideias com o público, trazendo conteúdos relevantes, focados no empreendedorismo, inovação e desenvolvimento profissional.